A Ministra de Administração Pública, Trabalho e Segurança Social, Dra. Teresa Rodrigues Dias, nomeou e conferiu posse no dia 07/11/2022, o corpo directivo do Instituto Nacional de Qualificações (INQ), criado pelo Decreto Presidencial n.º 208/22, de 23 Julho, nomeadamente: Edgarda Sacramento Neto como Diretora-Geral, bem como Ana Cláudia Pinto de Andrade e Maria Liliana Afonso Pascoal Quizela como Diretoras-Gerais Adjuntas.
A Ministra destacou que a criação do Instituto Nacional de Qualificações, foi um processo instruído pelo Gabinete de Quadros da Presidência da República, com o apoio da União Europeia no âmbito do projecto de Revitalização do Ensino Técnico e da Formação Profissional (RETFOP), com o objectivo de implementar o Sistema Nacional de Qualificações de Angola (SNQ) e os seus principais instrumentos, isto é, o Quadros Nacional de Qualificações e o Catálogo Nacional de Qualificações Profissionais, conforme o Decreto Presidencial n.º 210/22, de 23 de Julho, que estabelece o Sistema Nacional de Qualificações (SNQ).
Por sua vez, a Directora Geral do INQ, Edgarda Sacramento Neto, enfatizou que a formação feita em Angola terá validade em países da África e Europa, após a referenciação do Quadro Nacional de Qualificações que conta com Dez (10) níveis de qualificação, sendo do nível 1 ao nível 6 não superior e do nível 7 ao nível 10 superior. Referiu ainda que o SNQ, vai permitir o reconhecimento, validação e Certificação de competências, bem como a certificação das entidades formadoras com requisitos e critérios bem definidos. Reiterou que esta é uma conquista importante para os profissionais angolanos e um passo significativo para a qualificação e reconhecimento internacional das nossas competências